O mundo muda, se reinventa, moderniza e expande conceitos o tempo todo. A nova Revolução Industrial hoje é chamada de Indústria 4.0, e agrega conceitos de inteligência artificial, big data, armazenamento em nuvens, robótica e outras ferramentas oriundas da tecnologia, que exigem um novo comportamento por parte dos profissionais.

Venha para o 4.0 EXPERIENCE 2020 e vivencie a transformação digital. Conheça as competências essenciais para o futuro da indústria. Transforme-se em um profissional 4.0.

Você irá imergir nos conceitos, tecnologias, benefícios e oportunidades relacionados à Indústria 4.0, além de participar de discussões envolvendo soft, core & hard skills, habilidades que se tornaram fundamentais no contexto da transformação digital.

Este evento é para você, que busca não só o autoconhecimento, mas fazer dele a sua melhor prática! Você poderá interagir, trocar experiências e se atualizar! Tudo de forma digital e on-line!


EVENTOS

Logo Palestras 4.0

Discussões, conduzidas por especialistas de referência, sobre conceitos, tecnologias, benefícios e oportunidades relacionados à Indústria 4.0 e competências e habilidades dos profissionais do futuro.

Logo Summit 4.0 SENAI MG

Empresários e representantes da indústria apresentam cases de sucesso relacionados a jornada de transformação 4.0 nos temas de qualificação, otimização, digitalização e inovação.

Logo Expo TEC Virtual 4.0

Exposição de soluções tecnológicas aplicadas à Indústria 4.0.

Next
Logo Palestras 4.0
Logo Summit 4.0 SENAI MG

Programação

30 Novembro

16h
Abertura

Flávio Roscoe
Presidente da FIEMG

Presidente do Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais, Presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais – SINDIMALHAS/MG; da Cooperativa de Crédito da Federação das Indústrias de Minas Gerais-CREDIFIEMG/SICOOB. Atua na indústria têxtil há 30 anos, sendo Sócio-Diretor das empresas COLORTEXTIL PARTICIPAÇÕES LTDA, COLORTEXTIL NORDESTE LTDA, ITATEXTIL LTDA e FTX LTDA.


Apresentação

Carlos Arruda
Professor FDC

Doutor em Administração Internacional, pela University of Bradford, Inglaterra, 1992 | Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1988 | Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1980.

16h20
Palestras 4.0

Gil Giardelli

Sociedade 5.0 e o
IA Economy

Estudioso de inovação e Economia Digital, com 22 anos de experiência. Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e estudos do futuro. Prof., colabora com o Insper, Fundação Dom Cabral, PUC/RS e nos últimos anos lecionou nos MBAs da ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR e da INEPAD-USP e como professor convidado em Stanford University e MIT. Membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro) um parceiro consultivo da UNESCO e da ONU com membros em mais de 60 países.

17h35
SUMMIT 4.0

Ericka Menegaz

Sinterização 4.0

A Usiminas está presente onde o conhecimento e a inovação ditam o futuro, oferecendo soluções integradas, customizadas e completas, alinhadas às necessidades de cada cliente. Seja no carro, no prédio, no navio, na geladeira, em painéis solares, equipamentos agrícolas, máquinas industriais, torres eólicas ou até mesmo naquela grandiosa plataforma de petróleo, em tudo isso tem o aço da Usiminas.

17h50
Palestras 4.0

Conrado Schlochauer

Presentismo: um olhar humano para a Tecnologia

Fundador e membro da nōvi, a lifewide learning company. Apaixonado desde que se formou na FGV, foi fundador da teya e da Affero Lab, a maior empresa de educação corporativa do Brasil. Nos últimos 20 anos, seu papel está relacionado a pesquisa e inovação e a design de experiências de aprendizagem. Mestre em Criatividade pela PUC/SP e Doutor de Aprendizagem de adultos pela Psicologia/USP. Conrado escreve com frequência para revistas e sites nacionais e realiza talks sobre Aprendizagem, Futuro e Pensamento Exponencial. É o atual Ambassador do Chapter São Paulo da Singularity University.

01 Dezembro


APRESENTAÇÃO

Ricardo Aloysio
Gerente SENAI

Especialista em Engenharia de Projetos Industriais, Produção Automobilística, Sistema de Gestão Integrado | Membro da VDI – Associação de Engenheiros Brasil x Alemanha | Gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria – FIEMG-SENAI, estando a frente de programas relacionados à Indústria 4.0, aumento de produtividade, eficiência energética e desenvolvimento de novos produtos de tecnologia e educação.

16h
PALESTRAS 4.0

Rutson Alves de Aquino

INDÚSTRIA 4.0 NA PRÁTICA: RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E TECNOLOGIAS

Graduado em Engenharia de produção com especialização Automotiva, MBA em Gestão Ágil e MBI em Manufatura Avançada, Rutson tem mais de 13 anos de experiência na Indústria Automotiva tendo atuado nas áreas de Engenharia de Manufatura, Qualidade e Inovação Industrial. Na FCA atua como responsável pela Inovação Industrial e nos últimos anos tem dedicado especial atenção a temas relacionados a Indústria 4.0 – atividade que tem liderado a frente da Engenharia de Manufatura.

17h10
SUMMIT 4.0

Ulisses Santos

Maximização de valor por meio da tecnologia IIoT

A Hypofarma é uma indústria farmacêutica comprometida com o desenvolvimento, qualidade e inovação de seus produtos. Especializada em medicamentos injetáveis, possui linha completa de medicamentos inovadores, genéricos e similares, voltada para o segmento hospitalar.

17h25
PALESTRAS 4.0

Ari Nelson Costa

CONHECENDO E UTILIZANDO O ÍNDICE DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0

Ari Nelson é professor pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia. Atua na área de modelagem de sistemas produtivos.

02 Dezembro


APRESENTAÇÃO

Heloisa Junqueira
Consultora

Heloisa Junqueira atua com Gestão de Pessoas há mais de 15 anos, é graduada em Psicologia e se especializou em Gestão do Conhecimento e da Inovação.Trabalhou na Alcoa, produtora de Alumínio e na Ferrovia Centro Atlântica. Desde 2016 se dedica a desenvolvimento de líderes e de profissionais de Gestão de Pessoas.

16h
Palestras 4.0

Paula Harraca

Inovação centrada nas pessoas

Formada em Ciências Empresariais pela Universidade Austral (Argentina), Master em RH e Gestão do Conhecimento pela Universidade de Leon (Espanha), Coach Executiva Organizacional pelo Leading Group – ICF (Brasil); e Finance for Executives pela Wharton University (USA). Atua na ArcelorMittal nas áreas de melhoria contínua, planejamento estratégico, rh, comunicação, investimento social e inovação. Liderou pessoas e projetos na Argentina, América Central, Canadá, Espanha, Luxemburgo e Brasil. Atualmente, é Diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação, da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, além de cuidar do Açolab – o primeiro laboratório de inovação aberta do mundo no setor do aço – e é presidente da Fundação ArcelorMittal. Presidente do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG.

17h10
SUMMIT 4.0

Mateus Rabelo

Simulação de Processos

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

17h25
Palestras 4.0

Livia Bicalho

Construindo o futuro que já chegou

Líder de RH experiente. Apaixonada pela capacidade das pessoas de transformar o mundo. Sempre em busca de novas formas de promover a colaboração e inovação, para tornar a vida mais fácil e divertida. Hábil em Coaching, Gestão de Mudanças, Liderança e Planejamento Estratégico. Trabalha com empresas nacionais brasileiras, assim como com organizações multinacionais. Fortes experiências com Processos de Gestão de Desempenho; Coaching de liderança sênior, design organizacional e estratégia de negócios.

03 Dezembro


APRESENTAÇÃO

Ricardo Aloysio
Gerente SENAI

Especialista em Engenharia de Projetos Industriais, Produção Automobilística, Sistema de Gestão Integrado | Membro da VDI – Associação de Engenheiros Brasil x Alemanha | Gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria – FIEMG-SENAI, estando a frente de programas relacionados à Indústria 4.0, aumento de produtividade, eficiência energética e desenvolvimento de novos produtos de tecnologia e educação.

16h
Palestras 4.0

Denise Eler

Desenvolvimento  ágil

Denise Eler é referência em DESIGN THINKING E SENSEMAKING no Brasil. Converge conhecimentos em gestão da complexidade, branding e educação para catalisar Processos de transformação cultural nas organizações. É professora convidada da fundação Dom Cabral e Puc Minas, onde leciona a disciplina DESIGN THINKING & INOVAÇÃO, Customer Experience, Inovação e Business Agility.

17h10
SUMMIT 4.0

Valtair Costa

Digitalização da produção por meio da tecnologia IIoT

A TSEA Energia tem sua qualidade e confiabilidade comprovadas mundialmente. É uma das lideres mundiais em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Experiência global no fornecimento de subestações Full Turnkey (FTK) com tensão de transmissão atingindo 800 kV.

17h25
Palestras 4.0

William Franco

As competências e estratégias dos profissionais do futuro no contexto da indústria 4.0

Gerente do Centro de Excelência da Indústria LATAM, e responsável pela implementação do programa de Transformação Digital & Indústria 4.0. Mestrando na PUC em Engenharia, professor de Pós-Graduação e MBA na FGV, na Federação das Indústrias, CNI e PUC Campinas.


Encerramento

Teodomiro Diniz
Vice Presidente da FIEMG

Engenheiro civil, é vice-presidente da Fiemg. Foi presidente da CIC da Fiemg, do Sinduscon-MG, do Seconci-MG, e diretor da CBIC, dentre outros cargos. Foi responsável pela transformação de edifícios comerciais de Belo Horizonte em condomínios residenciais, além da implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat em Minas Gerais. Criou o projeto construção coletiva em Belo Horizonte, criou o Centro Tecnológico da Indústria da Construção e o Minascon. É detentor de vários títulos e comendas, entre eles a medalha Wady Simão, conferida pelo Sinduscon, o "Mérito Legislativo", da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a "Medalha Liderança Classista", conferida pelo Sinaee-MG e Abinee.

Next

Exposição de soluções tecnológicas aplicadas a industria 4.0


ROMI

Iniciamos nossas atividades em 1930, a Romi é uma empresa de renome internacional, cujos produtos e serviços são consumidos no mercado nacional e exportados para todos os continentes. Reconhecida pela capacidade de inovação e pela avançada tecnologia empregada nos produtos, processos e unidades industriais, a Romi, além de desenvolver diretamente a tecnologia dos seus produtos, investe no relacionamento e em parcerias com o meio acadêmico e com institutos de tecnologia, além de contratos de colaboração com algumas empresas líderes globais em seus ramos de atuação.

www.romi.com

ALTUS SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

Referência no mercado de automação há mais de 35 anos, a Altus Sistemas de Automação possui uma linha completa de produtos para atender a clientes das mais variadas áreas da indústria nacional e internacional. Desenvolvidas com tecnologia própria, as soluções entregam alto valor agregado aos negócios dos seus clientes, garantindo produtividade, segurança e confiabilidade para aplicações e processos de automação industrial.

www.altus.com.br

SEQUOR SOFTWARES INDUSTRIAIS - SNEF

Desde sua fundação em 2005 a Sequor sempre se destacou por desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologia de ponta, que proporcionam aos gestores ferramentas para o controle total de suas operações, desde a chegada de matéria prima até o produto acabado, passando por todo processo produtivo. Com o passar dos anos, as soluções da Sequor foram crescendo e se aprimorando, e hoje são reconhecidas como exemplos bem sucedidos de utilização e implementação dos conceitos da Indústria 4.0.

www.sequor.com.br

UNIVERSAL ROBOTS

Desde 2005, a Universal Robots trabalha para fazer a diferença na vida de seus clientes. Mais do que simplesmente automação, a Universal Robots muda a maneira como as pessoas trabalham e vivem em todo o mundo, capacitando suas ideias e sonhos. Os braços robóticos são ferramentas avançadas, mas fáceis de usar, que vêm sendo utilizadas em empresas e organizações de todos os tamanhos para ajudar a enfrentar a volatilidade do mercado. As soluções cobot da UR oferecem a flexibilidade e o retorno financeiro que os fabricantes precisam para competir e vencer em qualquer condição de mercado.

www.universal-robots.com/br

ADVANTECH

A Advantech, desde 1983, está engajada no setor industrial fornecendo produtos e soluções que acompanham as principais tendências de mercado como IoT, Big Data e Inteligência Artificial auxiliando clientes finais e integradores de sistemas em suas necessidades. Hoje, a Advantech é a fornecedora líder de computadores industriais e busca co-criar ecossistemas de negócios para acelerar a Indústria 4.0 e o Industrial IoT.

www.advantech.com.br

Mix Reality

A MIX reality é uma empresa do Grupo F2L, especializada em criar mundos virtuais em VR (Virtual Reality), AR (Augmented Reality), MR (Mixed Reality) e AI (Artificial Intelligence) e formada por profissionais que vivem tecnologia há 20 anos. A empresa traz consigo anos de aprendizado, conhecimento, experiência aplicados em startups e grandes empresas que nos tornou “experts” em reinventar a forma de utilizar a tecnologia nos negócios e na vida, trazendo novas experiências, misturando o mundo real com o virtual.

www.mixreality.com.br

Mitsubishi electric Corporation

Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.462,5 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020. Com uma taxa de câmbio de 107,70 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 11 de maio de 2020.
Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.

www.mitsubishielectric.com

SIEMENS

Falar em Siemens no Brasil é falar em fazer o que importa para a sociedade. Com mais de 100 anos de atuação no país, a empresa transforma sua excelência em eletrificação, automação e digitalização em soluções para romper fronteiras e levar a engenhosidade a todos os brasileiros. Engenhosidade para a vida leva a indústria para o futuro. A produção em massa torna-se assim tão flexível que pode até mesmo preencher requisitos individuais.

www.siemens.com.br

Next

Centro de Desenvolvimento e Treinamento da Indústria 4.0



Next

Realização